CRAS
CRAS
Data: 09/07/2013

·         O QUE É O CRAS: O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, também conhecido como Casa das Famílias. É a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.


A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO CRAS: As atividades da psicóloga no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas. Intervir em situações de vulnerabilidades, dentro da Assistência Social, implica diretamente em promover e favorecer o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, oportunizando o empoderamento da pessoa, dos grupos e das comunidades. Ou seja, o profissional de psicologia no exercício de suas atribuições no CRAS enfoca o atendimento psicossocial, com ênfase num caráter familiar/sistêmico e uma visão especialmente direcionada ao grupo, diferenciando sua atuação da realizada no consultório.

 

 O QUE SÃO SITUAÇÕES DE RISCO: Situação de risco pessoal ou social é toda forma de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, uso de álcool ou drogas, violência, cumprimentos de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho ou exploração infantil, entre outras.

 

-    PROGRAMAS DESENVOLVIDOS NO CRAS:

• PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMILIA - PAIF: expressa um conjunto de ações relativas á acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência, tais como sócio-educativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento socio-familiar.

• PROGRAMA BOLSA FAMILIA: É um programa nacional de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação  de extrema pobreza, o programa possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades, ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza, as condicionalidades reforçam o acesso aos direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social, já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidades.

• PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE: Promover a autonomia e o protagonismo das famílias em maior situação de vulnerabilidade social e risco em todo o Estado, por meio da articulação e consolidação de uma rede integrada de proteção que promova ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde elas vivem.

• PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS: Tem por objetivo auxiliar o combate á desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de 06 a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda per capta não ultrapassa meio salário mínimo regional.

• OFICINAS DE CONTRA TURNO ESCOLAR direcionado para crianças e adolescentes, com prioridade para os beneficiários do Programa Bolsa Família, temos hoje oficinas de Violão, Informática, Balé, Jazz, Capoeira, Futebol contamos com um público de aproximadamente 230 (duzentos e trinta alunos), tem por finalidade a inserção de crianças e adolescentes carentes em atividades culturais proporcionando mais conhecimento e desenvolvimento social e cultural

• PAIE- PROGRAMA DE APOIO INTEGRAL AS ESCOLAS: desenvolvido nas Escolas municipais e Estaduais do município e tem por objetivo uma aproximação dos profissionais (assistente social e Psicóloga) em parceira com a escola no acompanhamento e desenvolvimento social, pedagógico, psicológico dos alunos, orientar os pedagogos e professores aos encaminhamentos prestados aos alunos do nosso município, atuar em prevenção em saúde mental e situações de risco, diagnosticar dificuldades especificas de cada aluno, promover espaços de inclusão social.

• GRUPO DE REORGANIZAÇÃO FAMILIAR: Tem o objetivo de fazer uma mediação de conflitos no ambiente familiar, favorecendo assim um processo de autonomização e de maturação dessas famílias, atuando da prevenção da saúde mental e situações de risco assim como proporcionando uma melhor qualidade de vida para os mesmos.


 ATIVIDADES REALIZADAS PELO CRAS

• Visitas domiciliares e entrevista familiar, Acompanhamento e assessoria aos Clubes de Mães, Grupos de Idosos, Conselho Tutelar, Campanhas sócio-educativas, Palestras voltadas à comunidade, ente outros.


O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social está localizado na Rua Rui Barbosa nº74, ao lado da Rodoviária. 

Horário de atendimento: 07h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.

email: social_salgado@hotmail.com

Fone: (46) 35641202 ramal 20

Voltar

Endereço: Rua Floriano Francisco Anater, n.º 50, Centro, Salgado Filho - PR

CEP: 85.620-000

Telefone: (46) 3564-1202

E-mail: prefeitura@salgadofilho.pr.gov.br