• (46) 3564-1202
  • Segunda à Sexta - 07h30 - 11h30 e 13h00 -17h00.

Todo ano no final de mês de julho e inicio do mês de agosto é realizado a poda da uva. A poda é uma prática de manejo fu

 

Publicado em: 10/08/2020 09:17

Whatsapp

 

Todo ano no final de mês de julho e inicio do mês de agosto é realizado a poda da uva. A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva. Entre os seus benefícios, pode-se citar que ela limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo. Esta prática também auxilia, de modo indireto, nos tratos culturais, pois organiza a distribuição dos ramos e cachos, possibilitando uma maior abertura do dossel vegetativo, que garante maior aeração, incidência solar e acesso dos tratamentos fitossanitários.
É importante que o produtor tenha em mente que podar não é simplesmente suprimir galhos, mas sim escolher e deixar na planta, e na posição adequada, as gemas férteis que são fundamentais para a frutificação, qualidade e manutenção da estrutura da videira. A Secretaria Municipal de Agricultura acompanha os produtores nesta importante práticas no parreirais, orientando sobre a melhor forma de fazer a poda da videira, tratamentos pós-poda e e outros manejos importante de serem feitos nesta época nos parreirais.

Imagens