PREFEITURA E CONTROLADORIA INTERNA MUNICIPAL ADEREM AO PNPC

Publicado em: 07/10/2021 14:14

Por iniciativa da atual gestão e do Controlador Interno Municipal, o município aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

O PNPC é uma proposta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), tendo como principal objetivo valorizar e incentivar as organizações públicas que se dispõem a melhorar seus padrões de integridade e ética. O programa prevê acompanhamento das organizações inscritas, e oferece acesso a um plano de ação adequado às suas necessidades, além de treinamentos e parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas, para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Ao realizarmos a avaliação de adesão as boas práticas de prevenção e combate à fraude e corrupção no PNPC, ganhamos o direito de usarmos o selo de participante do programa. Esse selo foi criado para que cada organização possa também ser um promotor de ótimas condutas, contribuindo assim para um setor público cada vez melhor. Ao utilizarmos o mesmo, assumimos um compromisso com a sociedade de que iremos implementar boas práticas de Prevenção, Detecção, Investigação, Correção, Monitoramento e Transparência.

Fica aqui um reconhecimento pela decisão do município em participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro, que visa reduzir os níveis de corrupção do nosso País à patamares similares aos de países desenvolvidos.