Publicado em: 07/12/2020 08:54 | Fonte/Agência: A Secretaria Municipal de Agricultura e o IDR-Parana estão desenvolvendo um projeto com tomate orgânico.

A Secretaria Municipal de Agricultura e o IDR-Parana estão desenvolvendo um projeto com tomate orgânico. Este primeiro cultivo esta sendo feito como experimento, para avaliação como será o desenvolvimento da cultura do tomate no sistema orgânico, obtendo-se resultados positivos este sistema será apresentado aos produtores de hortifrúti do município e posteriormente será realizado o cultivo de tomate orgânico na propriedade dos produtores que demonstrarem interesse.
No preparo do solo foi utilizado esterco fresco de bovino e aves, calcário e micronutrientes. Os tratamentos estão sendo feitos com caldas inseticidas (Vinagre de álcool para correção do ph da água, Dipel, Fitoneen e detergente neutro) e caldas fungicida ( cobre, enxofre e leite). A irrigação é por gotejamento. As plantas então sendo conduzidas com duas astes. A projeção de produtividade é de 8 a 10 kg por planta.
Lembrando que até 2030 todos os produtos fornecidos para merenda escolar tem que ser orgânicos. Por isso da importância de começar desde a agora a desenvolver cultivos de hortifrúti no sistema orgânico.