Há 25 anos nascia a campanha "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes."
Esta campanha refere-se ao dia 18 de maio, o qual foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória do caso Araceli.
Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de apenas 8 anos, foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. O crime teve grande repercussão nacional, mas os acusados nunca foram condenados, assim, o caso permanece impune até os dias atuais. Em respeito e alusão a este caso, esta data foi instituída oficialmente em 2000 para mobilizar a sociedade na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo ações de prevenção, denúncia e proteção.
Junto à campanha “Faça Bonito”, em nosso município possuímos a Comissão de Violência e a Rede de Proteção, as quais têm um papel estratégico e essencial na proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Dentro de suas responsabilidades e atividades há a articulação entre diferentes setores (trabalho integrado entre escolas, conselho tutelar, saúde, assistência social, justiça e segurança pública), atendimento qualificado às vítimas de violência, detecção precoce de casos, atividades de prevenção e educação e a criação de políticas públicas eficazes.
Desta forma, a Comissão de Violências do Município de Salgado Filho convida toda sociedade civil, a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como a trabalhar a conscientização para o enfrentamento destas violências sexuais.
É compreendendo a importância de todos os membros da nossa comunidade na prevenção destas violências que solicitamos: ao identificar sinais de abuso, mudanças abruptas nos comportamentos de crianças ou adolescentes e/ou relato espontâneo de alguma vítima DENUNCIE!
Sem a participação ativa da sociedade, o combate a esses crimes se torna limitado e ineficaz. Todos têm um papel na defesa da infância.
Para denunciar, ligue para o Conselho Tutelar (46) 99974-0606 ou no Disque 100! Proteger a infância é responsabilidade de todos. Sua denúncia pode salvar uma vida!