Serviço de Inspeção Municipal – SIM

O que é o Serviço de Inspeção Municipal – SIM?

·        O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem Animal de Salgado Filho SIM-SALGADOFILHO, vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura, foi instituído em 08/09/1999 através da Lei Municipal n° 013/1999. Atualmente é regulamentado pela Lei Municipal nº 36, de 26 de Julho de 2018 e Decreto Municipal nº 76 de 19 de Maio de 2021.

São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M.:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de original animal e seus produtos;

- Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

- Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;

- Realizar ações de combate e clandestinidade;

- Realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegados ao S.I.M.;

- A fiscalização tem início a propriedade rural e ocorre nos entrepostos e nas unidades de processamento;

- Analisa projetos arquitetônicos;

Quais atividades o SIM desenvolve?

·         Concede aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam e preparam produtos de origem animal de carne e seus derivados, leite e seus derivados, mel e ovos o Certificado de Registro no SIM-Salgado Filho – PR;

·         Registra os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;

·        Analisa projetos arquitetônicos; e

·         Fiscaliza os estabelecimentos registrados no SIM-Salgado Filho – PR.

Objetivo do SIM

·        Desenvolver atividades nos estabelecimentos de produtos de origem animal que visam o controle das Boas Práticas de Fabricação – BPF evitando, dessa maneira, doenças (como: teniose, brucelose, cisticercose, tuberculose, listeriose, salmonelose e intoxicações alimentares) que causem danos à saúde do consumidor.

·        Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM-Salgado Filho – PR deve ser comercializado exclusivamente dentro do município e apresentar no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela:

Agroindústrias registradas no SIM:

Embutidos Benedete: SIM 005

Embutidos Favareto: SIM 007

Queijos Leite Bom: SIM 008

Industria de Queijos Salgado Filho Ltda: SIM009

Queijo Da Ana: SIM 010

Granja Salgado Filho: SIM 012

Queijaria Rancho Fundo: SIM 017

Embutidos Rancho Fundo: SIM 019

SISBI:

O que é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA?

·        É parteintegrante do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e éresponsável por padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção deprodutos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

·        O município de Salgado Filho cumpriu com os pré-requisitos da Instrução Normativa N° 36, de 20de julho de 2011, conforme descrito no Manual de procedimentos paraequivalência do Serviço de Inspeção Municipal ao SISBI/POA, tendo assim sua equivalência e tornando-se apto para indicar estabelecimentos ao SISBI em 17 de Outubro de 2019, por meio do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar e Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – CONSAD.

·        Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM/SISBI pode sercomercializado em todo o território Nacional e apresentar no rótulo dos seus produtos a chancela do SIM Salgado Filho acompanhada daseguinte chancela:

Agroindústrias com SISBI:

Indústria de Queijos Salgado Filho LTDA: SIM009

Granja Salgado Filho: SIM 012

SUSAF/PR

O que é o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná – SUSAF-PR?

·         O SUSAF-PR, regulamentado pelo Decreto Estadual n°4229 de 13 de março de 2020 envolve um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares e de agroindústria de pequeno porte. Com esse selo, produtos industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, (produtos de origem animal) podem ser vendidos livremente entre os municípios de todo o Estado.

·        Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM/SUSAF deve apresentar no rótulo dos seus produtos a chancela do SIM Salgado Filho acompanhada da chancela do SUSAF/PR.

Agroindústria com SUSAF/PR:

Queijo da Ana: SIM 010

SELO ARTE DO PARANÁ

O Selo Arte é um certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais, regionais ou culturais.

Sendo o PRIMEIRO SELO ARTE DO PARANÁ concedido para o Queijo Artesanal de SALGADO FILHO. Melhor dizendo, o município de Salgado Filho conquistou os dois Primeiros Selo ARTE do Paraná.

Produtos com selo arte:

Primeiro Selo Arte para o Queijo Colonial (Queijaria Rancho Fundo)

Segundo Selo Arte para o Queijo Colonial Ao Vinho (Queijaria Rancho Fundo).