Salgado Filho comemora categoria ‘Diamante’ em ranking nacional de transparência e valoriza o esforço de todos

Publicado em: 06/12/2023 14:42

Os Tribunais de Contas (TC) divulgaram no dia 13 de novembro, o índice de transparência dos portais públicos do Brasil. Foram avaliados 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta federal. O portal da transparência de Salgado Filho cravou índice de 95,63% na avaliação e se classificou na categoria ‘Diamante’, posicionando-se em 20º no ranking geral do Estado e em 1º entre os municípios da região, entre eles Francisco Beltrão e Pato branco.

O Portal da Transparência é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal, estadual e federal. Existem diversos outros portais de empresas e instituições públicas que permitem que dados sejam verificados pelo contribuinte. Trata-se, portanto, de uma ferramenta extremamente útil para exercer a democracia, uma vez que qualquer cidadão pode fiscalizar as contas públicas e se informar se os recursos arrecadados com impostos estão sendo geridos e aplicados da forma correta.

Seguimos qualificando o conteúdo portal, buscando assegurar acesso facilitado às informações mais que isso: reforçando sempre a qualidade dos dados disponível num ambiente modulado para ser intuito e eficiente. Mas o fundamental é fazer gestão com a mais absoluta transparência, proporcionando ao cidadão acesso a todas as informações que lhe permitem acompanhar a aplicação do dinheiro público em obras e serviços que assegurem mais qualidade de vida, seja na saúde, educação, segurança, infraestrutura, geração de emprego e renda.

A transparência nos atos públicos significa que a gestão municipal está comprometida com os cidadãos e com o princípio da legalidade, pois as informações são claras, precisas e facilmente acessíveis no Portal da Transparência, inclusive disponibiliza canais de comunicação como o E-sic, Ouvidoria Municipal e Carta de Serviços ao Usuário, onde os cidadãos podem solicitar informações das diversas áreas da Administração.